Manga jovem

De olho na vanguarda lançamento da Revista Digital para crianças Manga de Vento ocorre neste sábado


Por Cecília Pederzoli

Inverso Fotografia

Adultos e crianças dividem um mundo com excesso de notícias rápidas e muitas vezes perturbadoras. Diversas vozes da mídia disputam a narrativa mais legítima e criam um ambiente de muita desconfiança. Inevitavelmente, esse contexto entra nas casas e nas escolas, fazendo com que pais, mães e professores compartilhem a dificuldade cotidiana de responder às dúvidas das crianças.

Apesar dessa saturação, existem também muitos silêncios sobre assuntos da atualidade que são de grande interesse das crianças. Frequentemente essas omissões as levam a procurar por respostas em sites da internet que nem sempre oferecem informações de qualidade que respeitem o lado emocional e cognitivo das crianças.

Atentas a esse cenário, as educadoras Cibele Carvalho e Livia Arnaut criaram a Manga de Vento, uma revista digital que traz explicações adaptadas sobre o mundo atual. A ideia é explicar os temas adultos que ecoam na vida dos pequenos de forma equilibrada e divertida em um ambiente que concilia liberdade e segurança informacional. Por estarem sempre em contato com o universo infantil, as educadoras conseguem adaptar as informações que chegam cruas às crianças de uma forma leve sem ser superficial, respeitando a inteligência de crianças e adultos.

A cada 15 dias a revista apresenta vários textos para tratar de um assunto da atualidade. Todo o processo conta com a participação de um comitê editorial mirim que sugere temas e opina sobre a escrita e as ilustrações. Depois, o comitê elabora questões que são encaminhadas a um especialista no assunto, que assume a difícil missão de elaborar temas científicos em uma linguagem acessível às crianças.

A primeira edição, intitulada “Como sobreviver na selva de informações?”, problematiza justamente o ambiente informacional que deu origem à revista. Sem pretender esgotar o assunto, é uma contribuição à educação para a mídia, um grande desafio dos dias atuais.

A revista tem o nome do instrumento de meteorologia utilizado para medir o sentido e a velocidade do vento, mais conhecido por biruta. O nome foi escolhido por vários motivos. Primeiramente, porque a publicação busca o mesmo que esse instrumento, o sentido. Além disso, o vento é um elemento da natureza que remete à liberdade, um valor que é fundamental para uma publicação independente. Por fim, as mangas de vento são primas de um sem número de brinquedos infantis como a pipa, o catavento, a capucheta e o barangandão.

A revista é quinzenal e será publicada às quartas-feiras da primeira e da terceira semanas de cada mês. Para que o público conheça a Manga de Vento, as duas primeiras edições serão abertas e gratuitas. A partir de setembro, a revista oferecerá um conteúdo aberto e um conteúdo exclusivo para assinantes.

Lançamento na internet: a partir do dia 08 no endereço www.mangadevento.com.br.

Lançamento para pais, educadores e interessados:

Quando: Sábado, dia 11 de agosto, às 16:00hs

Onde: Café do Centro Cultural Cento e Quatro – Praça Ruy Barbosa, 104, Centro.

O espaço possui acesso para deficientes físicos.